O Dia da Cultura (文化の日 Bunka-no-hi) é um feriado nacional que ocorre anualmente no Japão, em 3 de novembro, com o propósito de promover a cultura, as artes e o empenho acadêmico. Ocorrem festividades nesse dia, como exibições de arte, paradas e cerimônias de prêmios, que são entregues para artistas e letrados com distinção.
História
Dia 3 de novembro é Dia da Cultura no Japão, o Bunka no Hi (文化の日), feriado nacional desde 1946, que tem como objetivo celebrar a vida e a liberdade e valorizar a arte e a cultura. Acredita-se que tenha sido originalmente celebrado como o aniversário do Imperador Meiji, responsável pela Restauração Meiji, período que trouxe avanços e modernidade ao Japão, no século XIX.
A data era inicialmente chamado de Tenchō Setsu (天长节). Com a morte do imperador Meiji, em 1912, 3 de novembro deixou de ser um feriado até 1927, quando retornou com o nome de Meiji Setsu (明治节). Assim prevaleceu até 1948, quando o feriado passou também a ser uma comemoração ao anúncio do pós guerra na constitução japonesa em 3 de novembro de 1946.
Em 1948 enfim foi promulgado como Bunka no Hi.
O Objetivo dessa data alem de divulgar a cultura e arte é PROMOVER A PAZ.